Jefferson Péres quer garantir ampla defesa aos estrangeiros ameaçados de expulsão
A proposta estabelece que, na hipótese de expulsão, o visto de permanência no país não poderá ser cancelado pelo Ministério da Justiça antes da edição do decreto de expulsão pelo presidente da República. Determina ainda que a expulsão do estrangeiro deve resultar de processo administrativo em que seja assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa do acusado.
"Não é possível expulsar sem dar ao estrangeiro o direito à ampla defesa e garantir o contraditório, bem como somente deve ser viabilizada a expulsão mediante decreto presidencial", argumenta Jefferson Péres na justificação ao projeto. Ele observa que tal entendimento é confirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para quem a expulsão de estrangeiro é ato de competência privativa do presidente da República, cabendo ao Poder Judiciário apenas apreciar e julgar se há ou não irregularidades na edição desse ato.
Na própria justificação ao projeto, o senador admite que a ameaça de expulsão do jornalista norte-americano Larry Rother, que fez críticas à conduta pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reportagem do jornal The New York Times, e chegou a ter o visto cancelado pelo Ministério da Justiça - decisão revista posteriormente - motivou sua proposta de alteração do Estatuto do Estrangeiro. O parlamentar detectou equívocos no enquadramento do caso à legislação em vigor.
13/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
JEFFERSON PÉRES DEFENDE AMPLA REFORMA DO JUDICIÁRIO
CCJ analisa requerimento que pretende garantir ampla defesa de Jader
Jefferson Péres atuava em defesa da ética, diz Suplicy
Defesa da Ética marcou atuação parlamentar de Jefferson Péres
"Jefferson Péres é um símbolo de defesa da ética", afirma Patrícia Saboya
Valdir Raupp destaca luta de Jefferson Péres em defesa da ética na política