CCJ analisa requerimento que pretende garantir ampla defesa de Jader



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa nesta quarta-feira (dia 26) o requerimento de Jader Barbalho (PMDB-PA), formulado na última reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que visa a garantir ao senador o direito à ampla defesa antes que seja instaurado no conselho o processo por quebra de decoro parlamentar. O relator do requerimento é o senador Osmar Dias (PDT-PR).

O presidente do conselho, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), indeferiu a solicitação de Jader de apresentar a sua defesa antes da votação do relatório que solicita a abertura do processo, mas acolheu o recurso do senador paraense para que o pedido fosse avaliado pela CCJ, alegando tratar-se de questão constitucional sobre direito à defesa.

Para os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Jefferson Péres (PDT-AM) - autores do relatório, o pedido não se justifica porque a ampla defesa só cabe quando o processo já foi aberto, o que ainda não ocorreu.

Nesta segunda-feira (dia 26), Jader foi indicado pelo PMDB para ocupar um lugar na CCJ em virtude do afastamento do ex-senador Pedro Ubirajara. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que a oposição vai argüir a suspeição do ex-presidente do Senado na votação do requerimento, uma vez que ele é parte diretamente interessada no assunto. A senadora não acredita que surta efeito qualquer manobra protelatória por parte do PMDB. Segundo ela, um pedido de vista do requerimento na CCJ não impedirá o Conselho de Ética de votar o relatório de Jefferson e Tuma na quinta-feira (dia 27).

- Qualquer mecanismo protelatório não vai vingar, e só servirá para acirrar os ânimos e aumentar a pressão popular favorecendo a agilidade e rigor no processo investigatório - comentou a senadora.



24/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ decide que Jader não tem direito a ampla defesa na fase atual

CE analisa projeto que pretende garantir a sobrevivência do circo

Jefferson Péres quer garantir ampla defesa aos estrangeiros ameaçados de expulsão

Jader quer CPI ampla, incluindo outras pendências na área bancária

Cyro Miranda cobra desoneração mais ampla para garantir crescimento

Projeto pretende garantir atendimento escolar gratuito a carentes