Jefferson Peres ressalta experiências comuns entre Brasil e Chile



O senador Jefferson Peres (PDT-AM), deu início à sessão solene, em homenagem à presidenta do Chile, Michelle Bachelet. O parlamentar, autor do requerimento para realização da sessão, saudou a nação chilena através de sua presidenta, salientando que a incumbência recebida do presidente do Senado, Renan Calheiros, era não apenas prazerosa, mas leve, pelos diversos motivos que o fazem gostar "de sua terra e de sua gente".

Enalteceu o desenvolvimento do país que, para ele, amadureceu, "após traumas e frustrações do passado" e agora faz parte do seleto clube de países em desenvolvimento que alcançaram a "liberdade virtuosa", exemplo, a ser estudado, senão imitado. Destacou a postura emblemática de Michelle Bachelet que, vítima da ditadura, não cultivou amargura e a vingança, mas ao contrário, buscou a conciliação e o entendimento.

O parlamentar destacou ainda o relacionamento cordial entre os dois países que, auxiliado pelo distanciamento físico, teria poupado a ambos de conflitos. Numa referência ao poeta Pablo Neruda, Jefferson disse que se "encheu de claridade" ao ver as belezas naturais do Chile em viagem recente ao país e elogiou o povo chileno, por sua afabilidade para com os brasileiros. Ao final de seu discurso, lembrou a riqueza cultural do Chile, cujos poetas Pablo Neruda e Gabriela Mistral receberam o Prêmio Nobel de Literatura.



11/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON PÉRES: CRISE NÃO ATINGIU ECONOMIAS SANEADAS COMO A DO CHILE

Jefferson Péres: Brasil não deve interferir no conflito entre as Farc e forças militares da Colômbia

Inácio Arruda ressalta atuação de Jefferson Péres na CCJ

Jefferson Péres ressalta espírito inovador de Roberto Marinho

Alvaro Dias ressalta a transparência e a sinceridade de Jefferson Péres

Brasil e Chile vão trocar experiências em políticas de combate à pobreza