JEFFERSON PÉRES: URNA ELETRÔNICA PODE NÃO SER SEGURA



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) leu nesta terça-feira (dia 15) em plenário alerta feito pelo cidadão José Meireles sobre a possibilidade de fraude contra o sistema eletrônico de votação implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com Meireles, que enviou mensagem ao senador pela Internet, ordens codificadas na foto digitalizada dos candidatos podem ser usadas para modificar os votos dos eleitores.
- A votação eletrônica significou um avanço gigantesco, ao eliminar fraudes grosseiras como a violação de urnas e a transferência de votos de um candidato para outro no momento da apuração, mas não devemos afastar a hipótese de que o sistema possa ser burlado com a utilização de métodos sofisticados - disse Jefferson Péres.
O senador explicou que não está assinando embaixo da denúncia feita por alguém que, acredita ele, tenha conhecimentos em informática, mas apenas tornando-a pública para que o assunto seja esclarecido. Diz a mensagem de Meireles que "numa foto é possível camuflar muita coisa. A fraude seria feita para cada candidato desejado, no momento de carregá-la na frente dos fiscais. Da forma como foi construída a urna, esta fraude é indetectável". Segundo o cidadão, o comando eletrônico fraudulento pode ser inserido inclusive no código de segurança criado para proteger o sigilo dos dados.
A mensagem de Meireles foi encaminhada por Jefferson ao ministro Néri da Silveira, presidente do TSE. Silveira já solicitou à Secretaria de Informática do tribunal informações sobre os procedimentos de segurança do programa de computador que será usado nas eleições municipais de 3 de outubro. O ministro quer elementos que o auxiliem no parecer à petição encaminhada pelo PDT com o objetivo de impugnar aqueles programas. O partido argumenta que o TSE não deu acesso a todas as informações sobre o sistema. Jefferson pediu ainda que o Senado faça um estudo sobre o assunto.

15/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário TRE explica funcionamento da urna eletrônica

Oposição quer mudar a urna eletrônica

Requião critica modificações no projeto da urna eletrônica

A segurança da urna eletrônica é tema do "Cidadania", na TV Senado

PROJETO QUE AMPLIA FISCALIZAÇÃO DA URNA ELETRÔNICA VOLTA À CCJ

MINISTROS DO TSE VIRÃO EXPLICAR FUNCIONAMENTO DA URNA ELETRÔNICA