JEFFERSON PÉRES VÊ "GOLPISMO" EM PROPOSTA DE DISCUTIR PARLAMENTARISMO



A proposta do secretário-geral da Presidência da República, deputado Aloysio Nunes Ferreira, de que seja aberto um debate no Congresso Nacional sobre a adoção do sistema parlamentarista de governo no Brasil, foi classificada nesta terça-feira (dia 11) como "golpismo" pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM).
- Qualquer tentativa de ressuscitar o sistema parlamentarista, ao arrepio da expressa vontade popular, tão-somente para satisfazer as ansiedades da coalizão governante frente a uma crise sucessória detonada pela impossibilidade de reeleger de novo o presidente, qualquer tentativa nesse sentido, repito, não conseguirá disfarçar o bolorento odor do golpismo que por tanto tempo contaminou tragicamente a proposta do parlamentarismo e cobriu de incompreensão e desconfiança a reta e pura intenção de seus propugnadores mais sinceros - afirmou o senador.
Jefferson lembrou que é um parlamentarista convicto e que nas duas oportunidades em que o povo brasileiro foi chamado a se pronunciar (em 1963 e 1993), "a proposta parlamentarista recebeu um sonoro e inequívoco não". Para o senador, os piores adversários do parlamentarismo não são os políticos que defendem abertamente o presidencialismo , mas os "parlamentaristas de resultados" que vêem na mudança de sistema apenas um atalho para garantir suas pretensões continuístas.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), em aparte, destacou a inoportunidade do assunto num momento em que o país tem problemas muito mais sérios para serem discutidos. O senador também lembrou as duas derrotas do parlamentarismo em plebiscitos e disse que se o presidencialismo não fosse bom, a nação mais poderosa do mundo não o adotaria. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que as tentativas de mudar o sistema político tinham como objetivo perpetuar as forças que ocupam o Palácio do Planalto, e que o povo já expressou a vontade de ter um regime presidencialista. Suplicy condenou a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sem consulta popular e lembrou que o presidente Fernando Henrique Cardoso também foi contra a medida em entrevista recente concedida ao Jornal do Brasil.

11/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON PERES PROPÕE DEBATE SOBRE PARLAMENTARISMO

JEFFERSON PÉRES QUER DISCUTIR EM PLENÁRIO CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL

JEFFERSON PÉRES QUER DISCUTIR EM PLENÁRIO CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL

Jefferson Péres deverá relatar proposta de mudança do IR na CAE

Jefferson Péres reitera proposta de descriminalização das drogas

Jefferson Péres lamenta "proposta pífia" de Lula ao G-8