Jefferson Péres reitera proposta de descriminalização das drogas



A legalização ou a descriminalização das drogas em todo o mundo parece ser a única solução para acabar com o narcotráfico. A idéia foi mais uma vez defendida pelo senador Jefferson Péres nesta terça-feira (13), ao comentar notícia de que o -passeio- do traficante Fernandinho Beira-Mar pelas prisões do país já custou aos cofres públicos R$ 426 mil. O senador sugeriu ainda que a proposta de legalização das drogas seja encaminhada pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU). -É hora de quebrar esse tabu-, afirmou.

De acordo com o senador, um país não poderia legalizar as drogas isoladamente, -o pior dos mundos-, como disse, pois poderia se tornar -importador de dependentes de drogas e exportador para os países que consomem-.

Jefferson Péres assinalou que, de acordo com informação divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, em apenas 15 dias, cem pessoas, supostamente criminosas, já morreram no Rio de Janeiro em confrontos com a polícia. -Na guerra no Iraque, 126 soldados americanos morreram em três semanas. Os números dispensam comentários-, comparou.

O senador lembrou também que os Estados Unidos têm o maior aparato repressor do mundo e não consegue evitar o comércio ilegal de drogas, mas lá o narcotráfico não desafia o Estado como no Brasil. O máximo que o Brasil poderia conseguir seria equiparar-se aos Estados Unidos, de acordo com o senador, -se tivéssemos os mesmos recursos e a eficiência das instituições americanas-. Para ele, o narcotráfico é -inerradicável-, pois enquanto houver consumidores haverá quem queira produzir e vender drogas.



13/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres prega discussão da descriminação do uso de drogas

Jefferson Péres indaga se não é tempo de legalizar o uso de drogas

Jefferson Péres propõe debater a legalização da venda de drogas

Jefferson Péres deverá relatar proposta de mudança do IR na CAE

JEFFERSON PÉRES VÊ "GOLPISMO" EM PROPOSTA DE DISCUTIR PARLAMENTARISMO

Jefferson Péres lamenta "proposta pífia" de Lula ao G-8