Jefferson Praia comenta a revolução verde em curso no planeta



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) falou, em plenário, na manhã desta sexta-feira (11), do livro Planejando a Economia Verde, a alternativa para a globalização corporativa, de Brian Milani, que define essa ciência como a economia do mundo do trabalho, das necessidades humanas, dos materiais disponíveis na terra e da combinação de tudo isso em favor da proteção do planeta.

Jefferson Praia disse que o livro apresenta alternativas ao atual modelo corporativo que guia a economia mundial. De acordo com o senador, a obra destaca valiosos ensinamentos em relação ao lixo, partindo do princípio de que tudo tem origem na natureza e, portanto, deve a ela voltar de forma a garantir sua sustentabilidade.

Praia alertou para a necessidade de assumirmos nossa responsabilidade com o planeta, antes que seja tarde demais. Para o senador, uma revolução verde está em curso no mundo e o Brasil não está fora dela.

- Hoje, o planeta terra já começa a discutir um novo rumo, uma nova economia, uma nova sociedade, que é aquela que valoriza o meio ambiente e os seres humanos e, é claro, tenho certeza, que caminharemos para um mundo muito melhor do que o mundo atual, um mundo que aproveita mal os recursos naturais e acima de tudo tem bilhões de pobres.

Jefferson Praia listou princípios descritos por Brian Milani para otimizar a vida no planeta.

1. Primazia do valor de uso, valor intrínseco e quantidade: Princípio fundamental da economia verde, cujo enfoque é dado às necessidades humanas e ambientais. O recurso é visto como um meio para satisfazer uma necessidade real. O dinheiro não é mais um fim em si, mas um facilitador de trocas.
2. Fluxo natural: A economia verde deve ser movimentada por meio da energia renovável. Nesse contexto não se deve afetar os ciclos e recursos híbridos, nem desmatar ou promover atitudes que interfiram no meio ambiente.
3. Lixo é igual a recurso: Na natureza não há lixo, pois a sobra de todos os processos dá origem a outros. De acordo com este principio, os resíduos dos processos produtivos não tóxicos poderão ser usados com insumo.
4. Multifuncionalidade: Relacionamentos integrados e estratégias de soluções que desenvolvem ganhos múltiplos e efeitos positivos em qualquer ação.
5. Escala apropriada: As pequenas atividades podem ter grandes impactos. A atividade verdadeiramente ecológica integra o planejamento por meio de escalas múltiplas, refletindo a influência do maior no menor e o menor no maior.
6. Diversidade: Em um mundo de fluxo constante, a saúde e a estabilidade dependem da diversidade. Isso se aplica em todos os níveis - diversidade de espécies, de ecossistemas, de regiões - também à organização social e ecológica.
7. Autoconfiança, auto-organização, auto-planejamento: Hierarquias construídas de baixo para cima, onde os níveis da base ou mais próximos a esta são os mais importantes. A autoconfiança facilita a interdependência e garante a flexibilidade.
8. Participação democrática e direta: As organizações ecológicas e as novas tecnologias de comunicação podem fornecer meios para promover a participação nas decisões que pesam na sociedade.
9. Criatividade e desenvolvimento humano: Para retirar certos recursos da produção que geram prejuízos à natureza, faz-se necessária uma criatividade incrível. Isso requer, por sua vez, grande desenvolvimento humano em todos os níveis. Em uma sociedade, o pessoal e o político, o social e pessoal, o social e o ecológico caminham lado a lado.
10. O papel estratégico do ambiente natural, da paisagem e do planejamento do espaço: Grandes ganhos de eficiência podem ser conseguidos com um rearranjo simples. Melhorias de conservação e de eficiência em setores como o de construção, que na América do Norte absorve cerca de 40% de materiais e energia, teriam um impacto enorme na economia.



11/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia comenta desempenho brasileiro em avaliação internacional de alunos

Jefferson Praia comenta estudo que demonstra impacto positivo da Zona Franca de Manaus na preservação da Floresta Amazônica

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres