Jefferson Praia diz que Tancredo foi exemplo de firmeza e flexibilidade



Citando frases do ex-presidente Tancredo Neves, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) assinalou nesta quarta-feira (3) que foi preciso lutar e aguardar 21 anos até que o Brasil iniciasse o processo de redemocratização, previsto por Tancredo quatro meses após o golpe militar de 1964 e a cassação do mandato senatorial de Juscelino Kubitschek. O senador leu a manifestação de fé e esperança na vocação democrática do Brasil escrita por Tancredo:

"Sinto que se aproxima do fim o eclipse que nos envergonha diante das nações civilizadas, e que já está à vista o dia em que iremos restaurar clima de dignidade democrática por que anseiam todos os brasileiros, com a revisão das brutais iniquidades que maculam nossa história política".

Jefferson Praia disse que, ao lado de Ulysses Guimarães, Franco Montoro e Teotônio Vilela, Tancredo Neves brindou a oposição e a sociedade brasileira com seu exemplo altaneiro de firmeza estratégica e flexibilidade tática. Firmeza no compromisso inabalável com o objetivo maior da redemocratização e do fim do autoritarismo, e flexibilidade na compreensão lúcida das ameaças e oportunidades trazidas por uma conjuntura política sempre mutável.

- Taticamente flexível, ensinaria ele, mais tarde, a colegas oposicionistas impacientes ou desesperançados e a uma opinião pública acuada e descrente pela brutalidade do regime de 64, que, em cada pequena vitória de hoje, devemos procurar as sementes de conquistas maiores no futuro - salientou.



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Firmeza e capacidade de conciliação foram marcas de Tancredo

Carlos Wilson diz que covas deixa exemplo de firmeza e espírito público

Cristovam diz que Tancredo é exemplo para a juventude

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres