Jefferson Praia pede realização de audiência pública para debater situação das Farc
O senador Jefferson Praia (PDT-AM), em discurso nesta quarta-feira (16), anunciou a apresentação de requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para a realização de audiência pública "para esclarecimentos e aspectos relevantes das dimensões estratégicas, organizacionais, políticas e sócio-econômicas da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)".
O senador sugere que sejam convidados para o debate o embaixador da Colômbia, Tony Jozame Amar; o jornalista da TV Globo William Wack; e o professor Ricardo Vélez Rodriguez, do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e coordenador do portal Defesa, na Internet.
Para Jefferson, o debate é necessário para discutir o grande impacto das Farc na geopolítica da Amazônia sul-americana; a porosidade das fronteiras; o entrelaçamento dos conflitos causados pela guerrilha, pelo tráfico de drogas e armas naquele cenário; e também pelo interesse nacional em integrar a floresta e seu patrimônio natural e humano no espaço da soberania nacional. Ele destacou o vasto conhecimento dos convidados a respeito do assunto.
- Estou convicto de que a presença desses três muito contribuirá para o bom desempenho das responsabilidades fiscalizadoras e legislativas da Comissão de Relações Exteriores em uma área de absoluta e relevante prioridade para o interesse nacional brasileiro - justificou o senador.
16/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Praia propõe audiência pública para debater juro alto
Jefferson Praia anuncia realização de audiência pública sobre atividades do Instituto Chico Mendes
Flávio Arns sugere realização de audiência pública para debater crise na compra de material radioativo
Começa audiência pública para debater situação da reserva Indígena Bananal
Jefferson Praia pede fortalecimento da Defensoria Pública
Cícero Lucena quer audiência pública para debater situação da merenda escolar no país