Jefferson Praia propõe audiência pública para debater juro alto
O senador Jefferson Praia (PDT-AM) anunciou, em discurso no Plenário, a apresentação de requerimento para que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) promova uma audiência pública destinada a discutir as razões do elevadospread cobrado pelos bancos brasileiros. Spread é a diferença entre a taxa de juros que os bancos pagam a seus aplicadores e o que cobram de quem pede dinheiro emprestado em suas agências.
Para ele, é muito alta essa diferença no Brasil, pois os bancos pagam aos investidores cerca de 12% ao ano e emprestam a 43%, na média. O senador informou que os 30 pontos percentuais de spread colocam o Brasil no topo da lista dos países onde o crédito é mais caro, "inferior apenas ao Zimbábue e ao Haiti".
Jefferson Praia convida para o debate o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, o professor de economia e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Luiz Gonzaga Belluzzo e o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central.
O senador argumentou que a audiência será uma contribuição aos trabalhos da comissão criada recentemente pelo presidente do Senado, José Sarney, para acompanhar a crise financeira internacional e apresentar sugestões para amenizá-la.
16/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Praia pede realização de audiência pública para debater situação das Farc
Jefferson Praia anuncia realização de audiência pública sobre atividades do Instituto Chico Mendes
Jefferson Praia quer audiência pública sobre abusos do Instituto Chico Mendes contra produtores rurais no AM
Jefferson Praia critica valor alto de multas ambientais no Amazonas
CMA vai debater MP 458 com deputados estaduais do Amazonas, informa Jefferson Praia
Jefferson Praia diz que LRF contribuiu para o amadurecimento da gestão pública