Jefferson Praia sugere ousadia ao governo na reunião do clima, em Copenhague



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) sugeriu ao governo que "seja ousado" na reunião mundial sobre o clima, a se realizar em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. Para ele, o governo deveria mudar sua estratégia de não se comprometer com percentuais de redução de desmatamento da Amazônia, ponderando que, hoje, a população brasileira "já quer isso", principalmente os habitantes da Amazônia.

- É importante que o governo estabeleça uma meta que, embora ousada, possa ser cumprida pelos brasileiros. Isso nos dará condições de cobrar que os países de economias mais avançadas também cumpram metas de redução do lançamento de poluentes que aumentam o efeito estufa - disse o senador.

Jefferson Praia leu trechos de documento preparado pelo cientista Philip M. Fearnside, do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônia, do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), que trata do futuro da região em uma situação de aquecimento global. No trabalho, depois de mostrar que o Brasil será um dos países mais prejudicados pelo aquecimento (mais secas no Nordeste, savanização de parte da Amazônia e aumento de tufões e trombas d'água na Região Sul), o pesquisador recomenda que o Brasil assuma a liderança no debate sobre o clima.

O cientista observa que o Brasil praticamente não mudou sua posição sobre cortes na emissão de poluentes desde a Rio-92. Ele entende que, cedo ou tarde, o Brasil terá que assumir compromissos para que o efeito estufa seja controlado.

- É do interesse nacional brasileiro que uma mudança de posição desse tipo seja feita agora, e não depois - afirmou.

O senador Jefferson Praia considerou promissoras as notícias que falam da possibilidade de a representação brasileira anunciar em Copenhague metas de redução do desmatamento.



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares diz que Brasil tem o que mostrar na reunião do clima de Copenhague

Jefferson Praia sugere criação de grupo de trabalho para discutir problemas da Amazônia

Jefferson Praia sugere que recursos do pré-sal sejam destinados à pesquisa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia

Jefferson Praia abre reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional

Embaixador diz que Brasil quer resultado ambicioso na convenção do clima em Copenhague

Jefferson Praia diz que falta planejamento em projetos do Governo