Jereissati diz que o Brasil está a caminho da estagnação
Preocupado com os dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (6), que a economia brasileira está entrando em um "círculo vicioso de estagnação", na contramão dos países ricos e dos emergentes, que vivem o maior ciclo de crescimento dos últimos 50 anos.
Jereissati lembrou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre foi de 0,5%, alcançando 1,7% nos últimos 12 meses.
- A economia não está mais em crescimento. Está estagnada - reiterou o parlamentar.
Jereissati disse que o consumo das famílias, que teria sustentado a economia até agora, está levando-as ao endividamento e citou outros fatores que irão contribuir para que a situação fique ainda pior. O senador salientou que os dados sobre a economia apontam queda no investimento privado, acrescentando que a proposta orçamentária do governo para 2007 mostra queda acentuada também nos investimentos públicos.
Em sua análise, o senador enfatizou que o estrangulamento nos investimentos públicos e a queda dos investimentos privados, devido à falta de credibilidade e de marco regulatório e à carga tributária, condenarão o Brasil ao "círculo vicioso que o afasta da prosperidade mundial e daquela vivenciada pelos emergentes".
Em seu discurso, o senador pediu que o governo retire a proposta de Orçamento da União de 2007, enviado ao Congresso Nacional, por considerá-lo "fajuto e impossível de ser executado" pois, na sua avaliação, baseia-se num cálculo errôneo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,75%, contrário às projeções da maioria das instituições que prevêem crescimento de 3,5%.
O senador foi aparteado por parlamentares da oposição que manifestaram apoio a seu pronunciamento e igual preocupação com os rumos da economia.06/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aníbal Diniz: economia está no caminho certo e inflação está sob controle
Armando Monteiro aponta estagnação do Brasil no comércio internacional
Jereissati diz que o PT está pagando por sua "cultura de denúncias"
Sérgio Cabral: Senado está no caminho certo
Sérgio Souza diz que CPI do Cachoeira está no caminho certo
Saturnino diz que governo Lula está no caminho correto