Jereissati volta a comentar declaração de José Graziano



O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) voltou a comentar declaração do ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, que atribuiu aos nordestinos a responsabilidade pela violência nos grandes centros urbanos do Sudeste. Desta vez ele destacou artigo do jornalista Zuenir Ventura, intitulado -Ignorância Zero-, publicado no jornal O Globo no último dia 12. Jereissati solicitou a inscrição do artigo nos anais do Senado, assim como o fez em relação a outro artigo sobre o mesmo assunto, publicado pelo escritor João Ubaldo Ribeiro.

O senador salientou que Zuenir Ventura, na crítica ao ministro, afirma que -considerar que todo bandido é social, atribuir mecanicamente as raízes da violência à miséria é, no mínimo, uma inaceitável injustiça com os miseráveis-.

Para embasar sua afirmação, o jornalista cita ainda o trabalho -Pobreza não gera violência- de José Noronha, Alba Zaluar e Ceres Albuquerque, publicado em 1995 na revista Ciência Hoje. Com base em dados dos censos de 1980 e 1991, os autores concluíram que não há nenhuma correlação entre as taxas de crescimento migratório e as mortes por agressões nas regiões metropolitanas.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes: declaração de Marta Suplicy é tão preconceituosa quanto a de José Graziano

REQUIÃO VOLTA A COMENTAR OS PREÇOS DA WHITE MARTINS

Maguito volta a comentar irregularidade em convênio do Banco do Povo

CCJ convoca Graziano para retratar-se acerca de declaração preconceituosa

SESSÃO PLENÁRIA/Maria do Rosário volta a comentar Caso Iruan

Valadares comemora eleição de José Graziano para a FAO