João Alberto quer unir promoção social ao combate à fome
O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) propôs que as ações de combate à fome, planejadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, sejam acompanhadas pela adoção de projetos de promoção social. O próximo governo, afirmou, deveria investir em alfabetização, profissionalização e geração de renda.
- Saciar a fome e abandonar os atendidos na ociosidade é frustrar a esperança de crescimento, é relegá-los à humilhação do paternalismo. O atendimento não pode restringir-se ao aspecto isolado da satisfação física. É essencial que a pessoa atendida o seja no conjunto global das aspirações do ser humano - sustentou João Alberto.
O senador considerou indiscutível a prioridade que deve ser dada às crianças no programa de combate à fome. Ele observou que a fome provoca males às vezes irreversíveis no organismo das crianças, em especial até os três anos de idade, quando se completa o período de formação da complexa estrutura dos neurônios.
João Alberto citou a Pastoral da Criança, mantida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenada por Zilda Arns, como uma experiência que tem dado certo e poderia ser aproveitada pelo próximo governo.
Na opinião do senador, caberá ao futuro presidente envolver instituições públicas e particulares no combate à fome, a fim de -congregar experiências e metodologias consagradas, para que a execução seja constatável e a aplicação dos recursos mantida sob controle-.
Este seria o momento, para João Alberto, de otimização dos recursos disponíveis e de se evitar a repetição de erros. Ele acredita que os programas sociais não devem limitar-se a iniciativas para que o faminto coma e fique na ociosidade. -É preciso que coma para trabalhar e construir-se-, defendeu João Alberto.
08/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Alberto defende aproveitamento de experiências no combate à fome
Duciomar quer unir Fome Zero com programa da merenda escolar
João Alberto afirma que Fome Zero vai dar certo
João Alberto diz que Programa Fome Zero enfrenta dificuldades mas terá êxito no futuro
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome libera acesso ao questionário Censo do Sistema Único de Assistência Social
João Pedro lembra a luta de Josué de Castro no combate à fome