João Alberto Souza teme pelo futuro da Sudene
O senador João Alberto Souza (PMDB-PA) manifestou suas preocupações com o futuro dos órgãos de fomento do desenvolvimento do Nordeste. João Alberto teme que continue sendo "uma miragem" a criação de uma instituição capaz de incentivar o desenvolvimento regional. O senador contou que, em 2001, foi criada por medida provisória a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e extinta a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em 2003, um projeto de lei propôs a recriação da Sudene e a extinção da Adene.
- Esses sucessivos eventos não saíram das perspectivas e boas intenções. Continua miragem uma nova Sudene blindada contra corrupção, concebida para ser uma instituição capaz de incentivar e promover a competitividade regional, privilegiando a questão social, abandonando a preocupação obsessivamente econômica, dinamizando valores econômicos e culturais locais, impulsionada por técnicos competentes e de visão estratégica - afirmou.
O senador disse temer diante das novas circunstâncias que a nova Sudene acabe sendo "mais uma lamentosa iniciativa sem conseqüências", que para ele pode ser mais uma ocasião de "esvaziamento da esperança e de vãs promessas".
19/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Alberto Souza condena uso de MP em matéria tributária
João Alberto Souza elogia voluntariado brasileiro
João Alberto Souza diz que é hora de investir no setor químico
João Alberto Souza saúda os 86 anos da cidade de Bacabal (MA)
João Alberto diz que Programa Fome Zero enfrenta dificuldades mas terá êxito no futuro
João Alberto Souza analisa violência contra crianças e adolescentes