João Alberto pede atenção para situação da juventude brasileira
O senador João Alberto (PMDB-MA) comentou nesta sexta-feira em Plenário pesquisa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, segundo a qual 40% dos jovens brasileiros vivem em condições de absoluta pobreza, muitas vezes entregues a ambientes violentos.
- A situação da juventude brasileira exige ação imediata do Poder Público e da sociedade como um todo - disse.
De acordo com a pesquisa, no Brasil, cerca de 15 mil jovens são mortos por ano. O senador também afirmou que o jovem brasileiro não costuma ser ouvido, não tem emprego e acesso fácil ao bom ensino. Nessas condições, o tráfico de drogas, naturalmente, se torna o agente financiador do emprego, esporte e lazer dos jovens da periferia das grandes cidades, afirmou o senador.
João Alberto chamou atenção para a passagem, no último dia 10, do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ele aproveitou a oportunidade para traçar um quadro dos avanços obtidos pelo Brasil nesta área, salientando a necessidade de que há ainda muito a ser feito.
- É preciso deter e diminuir o crescimento da violência, seja a praticada por infratores e bandidos, seja a violência institucional, infelizmente ainda bastante ativa. É preciso distribuir e agilizar a Justiça. É preciso banir a prática da corrupção no trato das coisas do Estado - apontou o senador, citando como um dos avanços nos Direitos Humanos o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O senador acredita que, com vontade política, compromisso ético e competência técnica o país conseguirá garantir aos nossos jovens um futuro mais promissor.
- Tenho certeza, esses compromissos darão efetividade à mensagem do Natal e do Dia dos Direitos Humanos durante todos os dias do ano - disse.
13/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Alberto diz que situação da BR-230 pode comprometer escoamento das safras
João Alberto aponta amadurecimento da democracia brasileira
João Alberto pede providências para socorrer o Rio Mearim
João Alberto lembra campanha da CNBB e pede ajuda para Apaes
João Ribeiro pede atenção para microempresários
João Alberto pede ao governo ação imediata para recuperar Barragem do Pericumã