João Alberto quer programa para erradicar casas com cobertura de palha
Ao comentar que as casas cobertas por palhas ainda são uma realidade muito presente no interior do Brasil, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) sugeriu ao governo federal a implantação de um programa para a erradicação desse tipo de moradia. Ele estimou que para cobrir uma casa de tamanho padrão não seria necessário mais do que 1.400 telhas e mencionou que as telhas geralmente são produzidas na própria localidade ou em municípios próximos, o que baratearia a execução do programa.
- Não se trata de empréstimo de dinheiro. Bastaria fornecer as telhas. O trabalho da substituição da palha, os próprio interessados o fariam, com sua mão-de-obra, no seu interesse. Um programa com esse enfoque é barato para o governo e de extrema receptividade pelos interessados, pois estes sabem dos perigos que uma casa coberta de palha oferece - afirmou João Alberto.
Quando ocorre um incêndio em uma casa de palha, destacou João Alberto, os prejuízos atingem não apenas a família que residia no local, que perde seu abrigo e o modesto patrimônio, mas também as prefeituras, órgãos do Estado, igrejas e hospitais, órgãos que são tradicionalmente procurados pela família desalojada.
João Alberto lembrou que, além dos prejuízos materiais, muitas vezes os incêndios em casas de palha geram a perda de vidas humanas, principalmente de crianças, que na maioria das vezes são obrigadas a permanecer na moradia enquanto os pais se ausentam para trabalhar ou providenciar alimentos para a família.
05/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOÃO ALBERTO QUER UMA POLÍTICA PARA O LIXO
João Alberto quer "desfecho rápido" para processos contra três senadores
João Alberto quer proibir o uso de celular por presos
João Alberto quer 'tolerância zero' com armas de fogo
João Alberto quer refinaria de petróleo no Maranhão
JOÃO ALBERTO QUER ENGAJAMENTO DOS JOVENS NA POLÍTICA