João Alberto reivindica mais verbas para o Maranhão



O senador João Alberto (PMDB-MA) reivindicou mais verbas para o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) para trabalhos de recuperação de estradas no Maranhão. Segundo ele, todas as estradas federais que atravessam o estado - as BR-010, 135, 222, 226 e 316 - estão quase intrafegáveis, mas a que se encontra em piores condições é a que liga Açailândia a Miranda do Norte (MA).

Conforme estatísticas da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) citadas pelo senador, são necessários R$ 10 bilhões em recursos emergenciais para recuperar as estradas federais de maior importância, no país inteiro. O sistema rodoviário nacional, estimado em R$ 200 bilhões, apresenta 80,3% de sua malha em estado de conservação variando entre deficiente e péssimo, afirmou.

Entre os principais problemas, João Alberto citou buracos, desvios freqüentes, falta de acostamento e sinalização, e interrupções de trânsito em conseqüência de rompimento de bueiros por causa das chuvas. "Essa é a realidade: a falta de previsão dos trabalhos corretivos e de obras complementares vem piorando sistematicamente o problema", disse.

Segundo o senador pelo Maranhão, o governo federal ainda está preso à problemática urbana, esquecendo-se do brasileiro do interior, especialmente o que habita os desvãos mais longínquos.

João Alberto reconheceu que o processo de urbanização é irreversível, mas avaliou que ainda é tempo de resgatar o Brasil esquecido, integrando a cidade com o campo por meio de estradas bem conservadas. "Abrir e conservar estradas é viabilizar o crescimento harmônico do país inteiro", concluiu.

04/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto reivindica recursos para projetos de irrigação no Maranhão

João Alberto quer refinaria de petróleo no Maranhão

JOÃO ALBERTO REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

João Alberto anuncia exploração de gás e petróleo no Maranhão

João Alberto denuncia estado precário de estrada no Maranhão

João Alberto reclama de burocracia que paralisa obra viária no Maranhão