João Alberto reivindica recursos para projetos de irrigação no Maranhão



O senador João Alberto de Souza (PMDB-MA) comunicou ao Plenário que encaminhou à ministra da Integração Nacional, Mary Dayse Kinzo, um requerimento solicitando informações sobre dois projetos de irrigação no estado do Maranhão. O parlamentar apelou ao presidente Fernando Henrique Cardoso e às autoridades da área para que garantam a continuidade dos projetos São Bernardo e Baixada Ocidental Maranhense, que tiveram suas obras iniciadas em 1987 pelo extinto Ministério da Irrigação.

Sem recursos desde novembro de 2001, disse o senador, as obras correm o risco de perder a infra-estrutura já implantada. Não há combustível para as máquinas e carros do projeto e as sedes não dispõem de telefone porque as linhas foram cortadas, segundo informou. Ele também mencionou a desagregação da equipe técnica preparada para desenvolver o projeto, que está sem salário há seis meses.

João Alberto de Souza classificou como constrangedora a situação dos defensores dos projetos de irrigação que, na luta pela liberação de recursos, "são obrigados a perambular por gabinetes, ouvindo apenas promessas de solução e colhendo protelação e desgaste". O senador afirmou que "obras inacabadas, projetos abandonados e trabalhadores mantidos à mingua alicerçam o desperdício e consagram o descompromisso".

A implantação dos dois projetos, localizados em áreas próximas aos municípios de Magalhães de Almeida, Aroeises, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pinheiro, permitiria a irrigação de cerca de 45 mil hectares de terra, salientou o senador. Ele acrescentou que, com o aumento da renda familiar, estava previsto uma melhoria significativa da qualidade de vida de cerca para 55 mil habitantes da região.



23/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto reivindica mais verbas para o Maranhão

João Alberto quer refinaria de petróleo no Maranhão

JOÃO ALBERTO REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

João Alberto anuncia exploração de gás e petróleo no Maranhão

João Alberto denuncia estado precário de estrada no Maranhão

João Alberto reclama de burocracia que paralisa obra viária no Maranhão