João Batista reivindica ajuda federal para o Espírito Santo
Em seu primeiro pronunciamento em Plenário, o senador João Batista Motta (PPS-ES) pediu nesta quinta-feira (13) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, um socorro financeiro ao Espírito Santo, por meio da antecipação do pagamento de royalties a que o estado terá direito por sua produção de petróleo. Não se trata de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, afirmou, mas de dar ao governador Paulo Hartung as condições para sanear as finanças do estado.
Para o senador, depois de 12 anos de corrupção na máquina estatal, o novo governador, em apenas dois meses, conseguiu devolver ao estado o ambiente institucional necessário a seu efetivo crescimento. Os empresários estão otimistas e os trabalhadores confiantes mas, para consolidar a situação, o estado precisa de auxílio federal, explicou.
João Batista afirmou que a relação do governo estadual com a Assembléia Legislativa deixou de ser perniciosa e passou a ser pautada pela ética e pelo interesse da coletividade. Ele garantiu aos que pensam em investir no Espírito Santo que -os tempos de extorsão e chantagem- ficaram para trás.
O senador prometeu lutar, na Casa, para fortalecer as políticas públicas contra a exclusão social, principalmente contra o desemprego, a exploração do trabalho infantil e a marginalidade social.
- Para obter os recursos necessários, precisamos desonerar a produção, cobrar os tributos com modernidade, garantindo uma distribuição mais justa dos impostos entre União, Estados e Municípios - disse João Batista.
Em aparte, o senador Magno Malta (PL-ES) manifestou sua satisfação diante do fato de o crime organizado estar sendo desmontado no estado, resgatando a auto-estima e a tranqüilidade do cidadão capixaba. Ele prometeu trabalhar, junto às novas autoridades, para reerguer o Espírito Santo.
Também em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) manifestou sua disposição de ajudar a causa ética e da moral no estado. Para a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), a mudança institucional no Espírito Santo demonstra ser possível combater o crime organizado e punir as autoridades coniventes com ele.
13/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Batista Motta diz que governo federal abandonou Espírito Santo
João Batista Motta alerta para degradação dos recursos hídricos no Espírito Santo
João Batista Motta diz que governo prejudica o Espírito Santo
João Batista Motta aponta ausência de obras federais no Espírito Santo
Ana Rita pede ajuda para vítimas de enchentes no Espírito Santo
Vice-governador do Espírito Santo pede ajuda a Lobão para impeachment de José Ignácio