João Batista Motta diz que governo prejudica o Espírito Santo
O senador João Batista Motta (PMDB-ES) atribuiu ao governo federal prejuízos constantes causados ao seu estado, o Espírito Santo, e ameaçou assinar o pedido de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o ex-subchefe da Casa Civil Waldomiro Diniz, para fazer o governo "acordar" para as necessidades do estado, reconhecendo as injustiças cometidas.
- O caso mais notório é a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de inviabilizar a compra da Garoto pela Nestlé, o que resultará no fechamento da fábrica e perda de muitos empregos. Está bem claro para mim que tudo isso foi orquestrado pelo Palácio do Planalto para prejudicar o Espírito Santo - declarou.
Além disso, o Instituto de Defesa do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decidiu criar três parques marinhos, o que inviabilizará a exploração de petróleo na costa capixaba hoje feita pela Petrobras, com ótimos resultados para a empresa e criação de empregos e desenvolvimento para o Espírito Santo, apontou o senador.
João Batista Motta protestou ainda contra a paralisação das obras do contorno da cidade de Vitória que, iniciadas no governo Fernando Henrique Cardoso, foram suspensas no governo Luiz Inácio Lula da Silva, sem qualquer explicação ou data para sua retomada.
- Há um açougue humano instalado, tantos são os acidentes de trânsito no local - destacou.
Segundo o senador, o Espírito Santo não merece "essa mão pesada do governo contra si", porque as bancadas federais têm votado favoravelmente os projetos de seu interesse e o governador Paulo Hartung é um aliado fiel do governo.
Ao concluir seu pronunciamento, João Batista afirmou que Hartung está fazendo um bom trabalho, saneando as finanças do estado e combatendo o crime organizado, mas tem esbarrado na falta de apoio do governo federal a seus legítimos pleitos.
01/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Batista Motta diz que governo federal abandonou Espírito Santo
João Batista Motta aponta ausência de obras federais no Espírito Santo
João Batista Motta alerta para degradação dos recursos hídricos no Espírito Santo
João Batista reivindica ajuda federal para o Espírito Santo
João Batista Motta destaca incentivo do governo brasileiro às exportações
João Batista Motta homenageia imprensa e critica o governo Lula