João Capiberibe critica descaso ao saneamento básico no Brasil



O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que há algo muito errado com o Brasil, porque o país tem a sexta maior economia do mundo, mas a maioria dos brasileiros vive sem esgoto e sem água tratada. Ele fez essa advertência ao informar que o Brasil ocupa a posição de número 110 numa pesquisa sobre saneamento básico feita em 199 países.

Segundo o senador, o Amapá é um dos estados com pior oferta de serviços de saneamento. Na capital, Macapá, apenas 1% das residências tem esgotamento sanitário.

João Capiberibe atribui essa situação a desvios de verbas públicas. Ele afirmou que apenas o Tribunal de Contas do Estado, órgão criado para fiscalizar o aplicação do dinheiro público, é responsável por um desvio de R$ 500 milhões. Esse dinheiro daria para construir a rede de esgoto em Macapá, afirmou o senador.

- E a Polícia Federal acusa o Executivo de 2003 a 2010 de ter desviado 2 bilhões de reais. Aí está o dinheiro do saneamento básico. Tem segredo? Não tem. Este país é a sexta economia do mundo, no entanto, vivemos esta trágica realidade onde milhões de brasileiros vivem sem energia elétrica, sem esgotamento sanitário e sem água tratada.

João Capiberibe informou que, na próxima sexta-feira (21), o governador do Amapá, Camilo Capiberibe vai entregar o sistema de tratamento de água de Santana, cidade de 100 mil habitantes, onde a água encanada atendia somente a cerca de 30% da população.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais critica devolução de recursos destinados a saneamento básico

Hartung diz que não há política de saneamento básico no Brasil

João Capiberibe critica lucro excessivo dos bancos

Papaléo lamenta situação do saneamento básico no Brasil

Situação do saneamento básico no Brasil é catastrófica, diz presidente da ANA

CI debate neste momento o saneamento básico no Brasil