João Claudino defende tombamento de fábrica de laticínios no Piauí



O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defendeu nesta segunda-feira (9) em Plenário o tombamento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da fábrica de laticínios no município de Campinas do Piauí (PI), instalada há 110 anos e atualmente desativada. De acordo com o parlamentar, à época em que foi criada, a fábrica - cuja recuperação também pediu - era a mais moderna da América Latina, tendo sido a primeira construída no Nordeste e a segunda no país.

- O tombamento conta com o entusiástico apoio dos moradores de Campinas do Piauí - ressaltou o parlamentar, que acredita na importância histórica da fábrica. O senador afirmou que o fechamento da fábrica redundou em pobreza para o município e seus habitantes.

João Vicente Claudino destacou ainda em seu pronunciamento o lançamento de dois livros. Um deles é a dissertação de mestrado do historiador Marcos Vilhena, Vôo de Ícaro: tensões e dramas de um industrial no sertão, lançado na Oficina da Palavra, na capital do estado, Teresina. O livro trata, conforme o senador, da trajetória do engenheiro Antônio José Sampaio, que teria confrontado os valores da sociedade da época,e das relações sociais naquele período. Já a outra publicação, 500 Anos do Leite no Brasil, de João Castelo Dias, aborda a exploração do produto no país.

09/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino lembra o Sesquicentenário da maçonaria no Piauí

João Vicente Claudino registra passagem por cidades do Piauí

João Vicente Claudino comenta situação da Saúde no Piauí

João Vicente Claudino destaca agricultura orgânica no Piauí

João Claudino: pobreza diminuiu no Piauí, "mas os números continuam ruins"

João Vicente Claudino pede atenção para enchentes no Piauí