João Claudino: pobreza diminuiu no Piauí, "mas os números continuam ruins"



O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) registrou em Plenário nesta terça-feira (13) resultado de estudo do governo federal que indicou uma redução na pobreza no país, entre 1995 e 2008. No Piauí, a miséria absoluta caiu de 75% para 50%, enquanto a pobreza extrema se reduziu de 46% para 26%, disse. O trabalho foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo por bases as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Os números continuam ruins e o desafio de reverter esse quadro é grande. Mas temos convicção de que podemos melhorar, pois o Piauí é um estado com grandes potencialidades. Podemos melhorar esse quadro continuando a parceria com o governo federal - afirmou. O senador lembrou que a meta do governo brasileiro é reduzir a pobreza a 4% da população até 2016.

Royalties

João Vicente Claudino afirmou ainda que "está perto" o momento em o Congresso aprovará definitivamente a distribuição de royalties do petróleo da camada de pré-sal entre os estados, beneficiando os estados e municípios não-produtores. Observou que a mudança "será a redenção dos estados e municípios" e foi acreditando nisso que ele participou do movimento que levou o Senado a aprovar a nova forma de distribuição de royalties - a decisão está agora nas mãos da Câmara dos Deputados.

No mesmo discurso, o senador lamentou a morte do prefeito de Lagoa do Sítio (PI), Lindomar de Moura Barbosa, e apresentou requerimento para que o Senado envie condolências à família.



13/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino lembra o Sesquicentenário da maçonaria no Piauí

João Vicente Claudino registra passagem por cidades do Piauí

João Vicente Claudino comenta situação da Saúde no Piauí

João Vicente Claudino destaca agricultura orgânica no Piauí

João Claudino defende tombamento de fábrica de laticínios no Piauí

João Vicente Claudino pede atenção para enchentes no Piauí