João Durval apresenta proposta que facilita rescisão de contrato de adesão



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) examina projeto de lei do senador João Durval (PDT-BA) que prevê a possibilidade de rescisão do contrato de adesão assinado pelo consumidor mediante envio de mensagem eletrônica, fax ou correspondência registrada ao fornecedor.

Pela proposta, o contrato será considerado rescindido, no máximo, até três dias úteis após o recebimento da solicitação enviada pelo consumidor.

Em sua justificação, o senador argumenta que os órgãos de defesa do consumidor recebem muitas reclamações sobre as dificuldades enfrentadas pelos usuários para rescindirem contratos de execução continuada. A principal alegação é a excessiva demora e o mau atendimento que cercam a opção de cancelar esses contratos por telefone, por meio dos serviços de atendimento ao consumidor (call centers).

Assim, ao prever a possibilidade de rescindir contratos de adesão por e-mail, fax ou correspondência registrada, a proposta do senador pela Bahia pretende facilitar a vida do consumidor para fazer valer sua vontade de terminar a vigência desses contratos.

O PLS 625/07 está em tramitação na CMA em decisão terminativa e a relatoria foi entregue ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO).



28/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Durval critica proposta de criação do estado do Rio São Francisco

Obrigatoriedade do novo Termo de Rescisão de Contrato é adiado até janeiro

Rescisão de contrato de trabalho terá nova documentação a partir de novembro

Novo modelo do Termo de Rescisão de Contrato será obrigatório a partir de novembro

Novo termo de rescisão de contrato de trabalho será obrigatório a partir de 1º de novembro

Subcomissão vai debater produção de biodiesel e rescisão de contrato de trabalho em empresa do Pará