João Durval critica proposta de criação do estado do Rio São Francisco



Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (19), o senador João Durval Carneiro (PDT-BA) criticou a proposta de criação do estado do Rio São Francisco, unidade que surgiria com o desmembramento de parte do território da Bahia. Ele lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeitou, na última quarta-feira, dois projetos de decreto legislativo que autorizam a realização de plebiscito para decidir sobre o assunto.

O novo estado estaria localizado na atual região oeste da Bahia, onde, lembrou João Durval, existem 35 municípios. O senador citou estimativas segundo as quais a criação dessa nova unidade da Federação causaria um prejuízo de quase R$ 170 milhões, envolvendo itens como investimentos, pagamento de dívidas e despesas correntes.

- Seria um novo ator a pleitear os escassos recursos nacionais para o atendimento de suas demandas e o custeio de sua estrutura - declarou o parlamentar.

O senador concordou com um dos argumentos utilizados pelos defensores do plebiscito - o de que a região recebeu pouca atenção do governo baiano nos últimos anos. De acordo com a Agência Câmara, o deputado Neucimar Fraga (PR-ES) disse que o oeste da Bahia encontra-se abandonado e tem dificuldades para se comunicar com a sede do governo estadual.

- Embora seja absolutamente verdadeira essa alegação de certo descaso dos governos anteriores para com o oeste do estado, isso não pode servir de pretexto para a apresentação de propostas de retalhamento do território conforme interesses regionais - ressalvou João Durval.

Além disso, o senador recordou que o governador Jaques Wagner (PT), também contrário ao novo estado, afirmou que o desmembramento levaria à interrupção dos investimentos previstos para a região, o que impediria sua aproximação com a capital - a distância entre o oeste da Bahia e a sede do governo estadual é um dos problemas apontados por aqueles que defendem a separação.

O autor dos projetos que prevêem o plebiscito sobre o estado do Rio São Francisco é o deputado Gonzaga Patriota (PSB), que representa o estado de Pernambuco. Já o autor do voto em separado - aprovado pela comissão da Câmara - pela rejeição dessas matérias é o deputado baiano Sérgio Barradas Carneiro (PT).



19/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Durval destaca sofrimento da população com enchente do São Francisco

João Durval sugere criação de ZPE no interior da Bahia

João Durval critica situação da educação no país

João Durval pede criação de universidade federal no Sul da Bahia

João Durval apresenta proposta que facilita rescisão de contrato de adesão

João Durval critica açodamento nas justificativas para o 'apagão'