João Durval defende reforma política que reduza o número de partidos



"Tem muita coisa pra mudar, quase tudo para ser consertado". Depois de fazer esse comentário a respeito do sistema político brasileiro, o senador João Durval Carneiro (PDT-BA) informou que uma das prioridades que abraçará na legislatura que se inicia é trabalhar pela realização da reforma política.

Na avaliação do senador pela Bahia, uma das principais alterações a ser feita é a redução no número de partidos. João Durval reclamou que vários partidos foram fundados com o objetivo gerar dinheiro, de sustentar seu "dono". Ele observou que essas agremiações foram criadas para negociar legendas e tempo na propaganda gratuita no rádio e na televisão. Para João Durval, a reforma poderia enxugar o número de partidos para seis ou sete.

Uma reforma tributária que beneficie sobretudo os municípios será outro item da pauta de prioridades do senador João Durval. Ele destacou que a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) praticamente "quebrou" muitos municípios. Citou como exemplo a situação de Salvador, governada por seu filho, João Henrique Carneiro.

- Ele vem fazendo uma boa administração, mas, mesmo assim, tem encontrado sérios obstáculos - explicou João Durval.



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Costa defende ampla reforma política e fortalecimento dos partidos

Cristovam defende reforma política e fim dos partidos

Valadares defende redução de partidos na reforma política

Mozarildo defende reforma na política, nos partidos e na Justiça Eleitoral

Humberto Costa defende reforma política e critica 'indústria de criação de partidos'

João Durval defende educação continuada do professor