João Durval pede criação de universidade federal no Sul da Bahia



O senador João Durval (PDT-BA) pediu em Plenário nesta terça-feira (16) a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 12/2013, que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O senador disse que a instituição de ensino atenderá a uma demanda de cerca de 40% dos estudantes que concluem o ensino médio na região, mas não conseguem vagas nas poucas faculdades disponíveis.

Durval informou que a proposta é que sejam instalados três campi no Sul da Bahia, nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Dos 48 municípios que compõem a região, haverá institutos da universidade em 26 deles, os que tiverem mais de 20 mil habitantes. A expectativa, anunciou, é de que sejam abertas 14 mil vagas de ensino superior, nos três turnos.

Ao sublinhar a importância da criação da universidade para aquela região, importante para o desenvolvimento da Bahia, o senador afirmou ter sempre trabalhado para ampliar o acesso à educação no estado – Durval foi governador do estado entre 1983 e 1987. Em sua atuação na vida pública, afirmou, contribuiu para a instalação da Universidade Estadual de Feira de Santanta (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

- A futura Universidade do Sul da Bahia representará para o povo trabalhador e generoso do sul da Bahia um instrumento eficiente para vencer seus desafios – argumentou, pedindo aos colegas que agilizem a aprovação da proposta no Senado.

O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e tem o senador Walter Pinheiro (PT-BA) como relator.



16/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Durval sugere criação de ZPE no interior da Bahia

João Durval pede recuperação de rodovias na Bahia

João Durval pede recursos para combate a dengue na Bahia

Senado aprova criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Lídice defende criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Criação da Universidade Federal do Sul da Bahia é aprovada em duas comissões