João Faustino assume mandato sugerindo revisão constitucional



O primeiro suplente do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), João Faustino (PSDB), defendeu, nesta quinta-feira (15), em seu discurso de posse, uma revisão da Constituição federalque possibilite a modernização do sistema político, tributário e eleitoral do país. Garibaldi se licenciou do mandato para dedicar-se à campanha pela reeleição.

Na avaliação de João Faustino, uma revisão constitucional somente poderá ser viabilizada por meio de uma assembléia nacional revisora, que preserve as cláusulas pétreas e todas as garantias sociais contidas na Carta Magna.

-Tarefa [a revisão] para o próximo governo, prerrogativa intransferível do Congresso Nacional, tornando-a enxuta. Pretendo, no período em que aqui [no Senado], se possível, formalizar esta proposta - disse ele, que mencionou, no pronunciamento, inúmeras figuras proeminentes da política e da cultura de seu estado, como o etnólogo Luis da Câmara Cascudo.

Educação

Na avaliação do senador potiguar, um dos problemas mais graves a serem enfrentados no país atualmente é o da precariedade da educação pública.

- Enquanto os jovens de todas as cidades estiverem ausentes de uma escola de qualidade, o Brasil será um país pobre, continuará sendo um país para privilegiados - afirmou.

João Faustino se comprometeu a dar continuidade à "história de luta e de correção" do senador Garibaldi Alves Filho, dispensando atenção especial aos interesses coletivos e à defesa de uma sociedade mais igualitária e justa.

O parlamentar disse também, que durante o desempenho de seu mandato, deverá se empenhar na luta pela defesa do Estado de Direito com respeito à cidadania e à vida; por um poder legislativo soberano e pela liberdade de imprensa.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) cumprimentaram João Faustino pela posse.

Biografia

João Faustino foi eleito quatro vezes deputado federal pelo Rio Grande do Norte. Pedagogo, presidiu por duas vezes na Câmara dos Deputados a Comissão de Educação daquela Casa, onde foi autor de vários projetos de lei, inclusive o que transformou as escolas técnicas federais em centros federais de educação tecnológica.

João Faustino ocupou ainda vários cargos públicos, como os de secretário da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso; membro do Conselho Federal de Educação por quatro anos; secretário de educação do Rio Grande do Norte; e de subsecretário de Assuntos Parlamentares do Gabinete Civil do Estado de São Paulo.



15/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Faustino e Regis Fichtner assumem mandato

João Thomé Mestrinho, suplente, assume mandato por quatro meses

Morre, aos 71 anos, o ex-senador João Faustino

João Faustino se despede do Senado Federal

João Faustino critica possibilidade de volta da CPMF

João Faustino propõe reforma da Constituição na próxima legislatura