João Faustino e Regis Fichtner assumem mandato
Será empossado senador, nesta quinta-feira (15), o suplente João Faustino, pelo PSDB do Rio Grande do Norte. Ele substituirá Garibaldi Alves Filho (PMDB), que se licenciou para concentrar esforços na campanha pela sua reeleição ao Senado. No mesmo dia também reassumirá o cargo Regis Fichtner, do PMDB, pelo Rio de Janeiro. Eleito primeiro suplente, ele teve breve passagem pelo cargo em 2007. Agora, Paulo Duque (PMDB-RJ) volta à suplência.
Formado em pedagogia, João Faustino nasceu em Pernambuco, mas foi criado no estado que hoje representa. Com atuação parlamentar desde os anos 70, ele já cumpriu quatro mandatos como deputado federal. Transitou do PFL para o PSDB, tendo sido um dos fundadores e presidente desse partido no Rio Grande do Norte. Antes da política partidária, exerceu o magistério e postos de gestão na área da educação. Ocupou por duas vezes o cargo de Secretário da Educação do Rio Grande do Norte.
Como primeiro suplente, Regis Fitchner assumiu o cargo de senador em janeiro de 2007, na vaga deixada por Sérgio Cabral, após sua eleição ao governo do Rio de Janeiro. Em seguida, convidado pelo governador para a secretaria do Gabinete Civil do governo, ele se licenciou do mandato. A vaga foi então ocupada por Paulo Duque, eleito segundo suplente.
Nascido em Porto Alegre, Regis Fichtner possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem ainda dois cursos de mestrado e um doutorado, este pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce atividades de ensino e integra o quadro de procuradores do Estado do Rio, já tendo exercido o cargo de Procurador Geral.
15/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Toma posse o senador Regis Fichtner
Advogado Regis Fichtner deve ocupar vaga de Sérgio Cabral no Senado
João Faustino assume mandato sugerindo revisão constitucional
Morre, aos 71 anos, o ex-senador João Faustino
João Faustino se despede do Senado Federal
João Faustino critica possibilidade de volta da CPMF