João Faustino critica possibilidade de volta da CPMF
O senador João Faustino (PSDB-RN) afirmou nesta segunda-feira (8), em discurso no Plenário, que integra a grande parcela da população brasileira que está indignada com as notícias de que a CPMF poderá ser recriada em 2011. Atualmente, disse o senador, pelo menos 25% dos salários e remunerações é usado para o pagamento de impostos.
- Isso para não se falar na cobrança indevida e inadequada dos inativos e pensionistas, daqueles que recebem pela inatividade e pela aposentadoria após anos e anos de serviços prestados ao país, aos diversos setores, sejam públicos ou privados - acrescentou.
Na opinião de João Faustino, o governo federal não precisa recriar a antiga CPMF para ter recursos para a área da saúde, mas sim "arrecadar bem e gastar bem os recursos arrecadados"
- O governo precisa deixar de ser perdulário, deixar de gastar mal - disse.
Ele sugeriu à próxima presidente da República que extinga ministérios e cargos comissionados para que o país possa começar a diminuir gastos desnecessários.
Faustino aproveitou para ler trechos do artigo do jornalista Elio Gaspari publicado no domingo (7) em vários jornais, intitulado "Dilma ampara um lance de estelionato". No artigo, o jornalista afirma que, durante a recente campanha eleitoral, tanto governistas quanto oposicionistas prometeram redução da carga tributária, mas, apenas três dias depois do segundo turno, a candidata eleita e outras autoridades já comentam a possibilidade de recriação da CPMF.
- Não podemos, por hipótese alguma, aprovar ampliação de carga tributária quando o Brasil já sofre, os brasileiros já sofrem com a monumental carga tributária que é imposta ao povo brasileiro - afirmou Faustino antes de defender a aprovação da Emenda 29, que assegura recursos para os serviços públicos de saúde.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento do colega e disse que o Brasil não precisa de uma nova CPMF. Mozarildo e Faustino também disseram estranhar que alguns dos governadores recém eleitos estejam apoiando a recriação da CPMF.
08/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro critica possibilidade de vendas de terras na Amazônia apenas três anos após sua titulação
Morre, aos 71 anos, o ex-senador João Faustino
João Faustino se despede do Senado Federal
João Faustino e Regis Fichtner assumem mandato
João Faustino propõe reforma da Constituição na próxima legislatura
João Faustino assume mandato sugerindo revisão constitucional