João Pedro comenta impasse nas discussões da COP 15 e critica países ricos



Ao comentar a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP 15 ), o senador João Pedro (PT-AM) defendeu o direito de os chamados países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, receberem ajuda financeira da ONU e outros órgãos para incentivar o combate ao desmatamento e preservação de biomas.

- A ONU tem que adotar posição firme, com um projeto que valorize a vida, a geração de renda, de trabalho, de solidariedade e que todos os países possam contribuir com a agenda pós-Copenhague. O presidente americano tem que se dirigir a Copenhague e pedir desculpas, porque os Estados Unidos não cumpriram com o grande protocolo, que foi Kyoto - disse o senador, para quem as indústrias americana e chinesa não podem "sufocar o planeta Terra".

Para ele, o Brasil não pode aceitar a ideia de que os países emergentes não recebam recursos do chamado Fundo de Adaptação e Mitigação. O senador disse que esses recursos podem ser usados pelos países em desenvolvimento para estimular pesquisas e políticas públicas para diminuir os efeitos do aquecimento global, por exemplo.

- Nós não podemos permitir que o Brasil e países como a Índia, como a África do Sul e como o México deixem de receber recursos da ONU para manter o equilíbrio da vida no planeta Terra - disse.

Entretanto, João Pedro demonstrou confiança que o encontro gere bons resultados, com o estabelecimento de compromissos climáticos para todas as nações. Ele disse que as nações reunidas em Copenhague precisam pensar em um modelo "de solidariedade entre os povos".

- Nós não podemos fazer uma discussão ambiental sem um compromisso social, econômico, justo para todos - afirmou.

Em apartes, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Renato Casagrande (PSB-ES) elogiaram o pronunciamento do colega e também desejaram que a COP 15 alcance bons resultados para todo o planeta.



08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz critica ambientalistas e diz que países ricos pressionam emergentes a reduzir emissões

João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico

Turismo nos países emergentes deve superar o dos países ricos, aponta OMT

João Pedro defende universidade dos países do pacto amazônico

João Pedro quer que Brasil ajude mais os países africanos

João Pedro diz que Brasil não deve prescindir de se relacionar com os países do Oriente Médio