João Pedro: Congresso deve levar em conta as contribuições científicas na reforma do Código Florestal
Em discurso nesta terça-feira (26), o senador João Pedro (PT-AM) informou que diversas entidades e organizações estão enviando documentos aos parlamentares como subsídios para a discussão do novo Código Florestal Brasileiro. Ele destacou os documentos que já recebeu da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
- Não basta só o debate político. É evidente que decidiremos politicamente, mas nós precisamos ouvir essas contribuições [científicas] que estão chegando ao Congresso Nacional - defendeu.
Na opinião do senador, todos os parlamentares devem analisar com atenção essas e outras contribuições, para que o Congresso consiga elaborar um Código Florestal que atenda aos interesses do país. De acordo com João Pedro, todos esses documentos foram elaborados com a colaboração de pesquisadores e estudiosos especialistas no tema. Ele pediu que o relator da proposta do novo Código Florestal na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), leia atentamente os textos enviados pelas entidades científicas ao Congresso.
No documento enviado pela ANA, exemplificou o senador, a agência destaca a importância das Áreas de Proteção Permanente (APPs) para a preservação dos recursos hídricos e do solo.
- Se tivermos a tranquilidade podemos construir um Código Florestal que poderá servir não só do ponto de vista histórico, mas servir à agricultura familiar, a essa liderança que é o Brasil na produção de grãos, por exemplo - disse o senador.
26/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vicentinho Alves diz que Código Florestal deve levar em conta indígenas e quilombolas
João Pedro diz que discussão sobre biodiesel deve levar em conta desenvolvimento social
Lindbergh: Código Florestal deve levar ao desenvolvimento, mas com economia verde
João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'
João Pedro lê manifesto contra projeto do novo Código Florestal
João Pedro pede análise detalhada para o novo Código Florestal e exalta luta de Chico Mendes e Dorothy Stang