João Pedro pede análise detalhada para o novo Código Florestal e exalta luta de Chico Mendes e Dorothy Stang




Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o senador João Pedro (PT-AM) manifestou-se em homenagem à Semana do Meio Ambiente e em defesa de um Código Florestal "moderno e democrático e comprometido com a vida dos brasileiros". O parlamentar disse esperar do Senado uma contribuição marcante no debate sobre o Código.

VEJA MAIS

- Nada melhor nesta semana do que o compromisso de travarmos um debate com profundidade acerca de um Código Florestal comprometido com o planeta. Não uma lei comprometida com a produção, não uma lei menor, mas uma lei maior que possa orgulhar principalmente as futuras gerações brasileiras.

João Pedro, em seu discurso, lembrou-se "daqueles que fazem história defendendo o meio ambiente" e mencionou alguns dos mártires que chamaram a atenção do mundo na luta pela preservação da floresta, como Chico Mendes (1944-1988) e Dorothy Stang (1931-2005). Ele também mencionou o agricultor Francisco Moreira, "homem simples" dedicado à agroecologia, para garantir a produção e a qualidade de vida.

- Esses homens continuam fazendo a defesa do meio ambiente - afirmou.

Repudiando a "brutalidade de ocupar a Amazônia a qualquer preço", o senador pediu que se leve a sério o debate ambiental.

- Algumas vezes se ouve a chacota, o gracejo de mau gosto, contra estudiosos, pesquisadores, homens e mulheres que defendem o meio ambiente, que trabalham sustentabilidade, que cuidam com zelo contra a poluição dos rios e dos lagos. - declarou, salientando a necessidade de estudar melhor a Amazônia de forma a dominar sua diversidade para atender necessidades do Brasil e do mundo.

Em aparte, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou a atualidade do tema pela ocasião do debate sobre o Código Florestal e pediu mobilização do Senado para estudar a matéria.

Peru

O senador também mencionou o resultado do segundo turno da eleição presidencial no Peru, realizado neste domingo (5), em que saiu vencedor o candidato Ollanta Humala. Ele cumprimentou o povo peruano pela consolidação da democracia e manifestou sua esperança de que o país possa integrar o Mercosul. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em aparte, assinalou a afinidade do presidente eleito peruano com o ex-presidente Lula.



06/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy congratula CNBB por campanha e lembra Chico Mendes e Dorothy Stang

João Pedro lê manifesto contra projeto do novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede equilíbrio na análise do novo Código Florestal

Análise da MP que altera o novo Código Florestal começa na próxima terça

Moreira Mendes é o novo vice da comissão que examina a MP do Código Florestal

João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'