João Pedro defende medidas para preservação das águas no Brasil
O senador João Pedro (PT-AM) relatou em Plenário, na noite desta terça-feira (24), sua participação no 5º Fórum Mundial da Água, realizado em Istambul, na Turquia. Ciente da importância do tema, ele propôs que o Senado crie uma comissão permanente para discutir as questões relativas à preservação desse recurso natural no Brasil. João Pedro, manifestou sua preocupação com o fato de que alguns países já não se referem à água como a um bem do ser humano, destinado a servir à humanidade, mas já manifestam a intenção de privatizar a água.
- O fórum de Istambul terminou sem que a água fosse reconhecida como um direito humano - disse João Pedro. - A partir desse resultado, vemos a importância de o Senado tomar para si o debate sobre águas no Brasil. Esse é um tema da maior importância, por conta de nossas bacias, dos grandes rios que temos: o Paraná, o São Francisco e o Amazonas.
João Pedro ressaltou a necessidade de país cuidar de seus rios, mananciais e fontes. O senador propôs que cada cidade tenha, ao menos, uma cisterna para armazenar as águas das chuvas. A seu ver, além das águas dos rios, as águas das chuvas devem ser aproveitadas, especialmente, para a agricultura e para outros fins.
De acordo com João Pedro, 25 mil pessoas acompanharam o encontro, que contou com a participação de 150 países. Do Brasil, participou uma comissão composta por dez deputados e cinco senadores. Além de João Pedro, estiveram no Fórum de Istambul os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), e as senadoras Marisa Serrano (PSDB-MS) e Fátima Cleide (PT-RO).
24/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'
JOÃO ALBERTO DEFENDE PROJETO PARA PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
No Dia da Água, Valadares defende medidas "ousadas" de preservação
João Pedro defende legislação específica para a Amazônia
João Pedro defende exigência de diploma para jornalistas
João Pedro defende cultivo de dendê na Amazônia para produção de biodiesel