João Pedro pede apoio de Sarney a Parlamento Amazônico
O senador João Pedro (PT-AM) pediu apoio nesta sexta-feira (17) ao presidente do Senado, José Sarney, à participação oficial de senadores e deputados brasileiros nas reuniões do Parlamento Amazônico (Parlamaz), com sede em Caracas, na Venezuela. Ele disse que tem frequentado de maneira informal, como convidado, as sessões do parlamento, que foi criado em 1979, no Peru, e conta com a participação de sete outros países amazônicos, além do Brasil.
- O Brasil precisa estar presente no Parlamaz, para discutir questões fundamentais a respeito da floresta, das riquezas minerais, da água doce e das populações da região - afirmou João Pedro, que pediu ainda a Sarney para conversar sobre o tema com o presidente da Câmara, Michel Temer.
Na presidência da sessão, Sarney anunciou que procuraria Temer para falar sobre as indicações de parlamentares brasileiros para o Parlamento Amazônico.
João Pedro defendeu também a aprovação, pelo Senado, do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, que atualmente está sendo analisado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Em sua opinião, o debate tem sido quase limitado à posição ideológica do presidente venezuelano Hugo Chávez. Ele considerou importante incluir o norte da América do Sul no processo de integração regional. Atualmente, são integrantes do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.17/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro destaca reunião do Parlamento Amazônico
João Pedro diz que soberania deve ser estratégia do Parlamento Amazônico
João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico
João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico
João Pedro defende universidade dos países do pacto amazônico
João Pedro pede apoio para haitianos chegados ao Brasil