João Pedro diz que degelo nos Andes pode piorar situação na Amazônia
O senador João Pedro (PT-AM) alertou para o fato de que as águas dos rios da Amazônia devem continuar subindo nos próximos dias, por causa das chuvas no extremo norte da região e do degelo na Cordilheira dos Andes. Assim, as dificuldades das populações ribeirinhas não serão resolvidas imediatamente e o governo federal precisa se mobilizar para apoiar milhares de desabrigados.
João Pedro informou que parlamentares da região devem se reunir com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, nesta quarta-feira (13), quando devem ser anunciadas medidas para minimizar o sofrimento das populações afetadas.
- Parece exagero, mas a verdade é que a maior parte das terras onde a população tem suas plantações está debaixo de água. O problema não está apenas nas cidades, com bairros inteiros cobertos pelas águas. As fontes de abastecimento de comida estão arrasadas - lamentou o senador pelo Amazonas.
João Pedro informou que tem mantido contato diário com prefeitos e líderes dos municípios e os relatos que ouve são desanimadores. O secretário de Educação do Amazonas, por exemplo, informou ao senador que as aulas estão sendo suspensas na maioria das cidades não porque todas as escolas estejam debaixo de água, mas porque se teme pelo bem estar das crianças no trajeto rumo às aulas.
No mesmo discurso, o senador João Pedro questionou a intenção de representantes do setor rural de modificar o Código Florestal, para reduzir o tamanho das Áreas de Proteção Permanente (APPs). Para ele, o Congresso deveria antes ouvir os cientistas sobre a medida, por causa das suas repercussões sobre o clima.
11/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp diz que cheia do Rio Madeira também pode estar ligada ao degelo nos Andes
Joseph Stiglitz alerta: "Protecionismo dos ricos está aumentando e situação pode piorar"
SUPLICY: NO FINAL, PACOTE VAI PIORAR SITUAÇÃO DO DÉFICIT
João Pedro deseja sorte a atletas e lembra situação do Tibete
João Pedro comemora inauguração de obras na Amazônia
João Pedro pede maior cuidado com a Amazônia