Acir Gurgacz pede equilíbrio na análise do novo Código Florestal




Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que o projeto de novo Código Florestal (PLC 30/11), que está em análise no Senado, preserva o meio ambiente sem prejudicar a agricultura. Em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pela manhã, um novo pedido de vista levou ao adiamento da votação da matéria.

Segundo Acir Gurgacz, somente com o equilíbrio das leis é que haverá mais produção no campo e mais alimento para a população brasileira. O senador disse que o novo código não prevê anistia para desmatamento ilegal, mas exige compensações ambientais e estabelece segurança jurídica. De acordo com ele, o assunto vem sendo tratado com muita responsabilidade, diminuindo a tensão que havia entre ambientalistas e produtores.

O senador citou duas matérias que ouviu pela manhã na rádio CBN, tratando de assuntos indiretamente relacionados ao novo Código Florestal. Segundo o parlamentar, o economista Lucílio Rogério Alves, ligado à Escola Superior de Agricultura da USP, afirmou em entrevista que o momento de alta do preço dos alimentos pode ser explicado pela situação da China e da Índia. Os dois países, que somam cerca de um terço da população mundial, vêm passando por milagres na área econômica e aumentando a demanda mundial por alimentos.

Em outro comentário, lembrou Gurgacz, o administrador financeiro Mauro Halfeld atribuiu a valorização de terras agriculturáveis em todo o mundo também ao milagre econômico chinês. Os chineses, com mais dinheiro, estariam impulsionando a demanda por alimentos de mais qualidade e pressionando os preços dos produtos e da terra produtiva.

Segundo o senador, todos esses fatos estão ligados ao contexto do Código Florestal.

- Aqui no Brasil, a produção é excedente e podemos exportar e gerar riquezas para o país. Queremos que o país siga produzindo e preservando - afirmou.



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede definição sobre o novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede votação rápida do novo Código Florestal

Acir Gurgacz apoia novo Código Florestal: ‘Mudanças da Câmara são legítimas’

Para Acir Gurgacz, novo Código Florestal atende aos interesses de todos

Acir Gurgacz defende aprovação do texto do novo Código Florestal e critica ONGs

Jorge Viana e Acir Gurgacz dizem que novo Código Florestal vai trazer ‘segurança jurídica’ ao campo