João Pedro pede aprovação da MP que beneficia Manaus na produção de conversor para TV digital
- Meu apelo é que a MP 352 seja aprovada, pois ela traduz o zelo e o compromisso político do governo Lula com o Pólo Industrial de Manaus (PIM), que acumula experiência e tecnologia para produzir equipamentos de TV digital e assim contribuir com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) - disse o senador.
João Pedro garantiu que não se negará a debater a MP 352, desde que no âmbito das considerações dos interesses regionais. Ele disse que não é possível aceitar políticas fiscais impositivas, "como as sobretaxas criadas pelo governo de São Paulo para barrar os produtos produzidos no Pólo Industrial de Manaus".
- Não é, nunca foi e nunca será propósito do Amazonas engessar economias regionais ou de estados vizinhos. Uma provável extensão das isenções fiscais para a produção do conversor de sinal e da TV digital aos estados do Sul e Sudeste não comprometeria apenas as vantagens comparativas das empresas instaladas no PIM [Pólo Industrial de Manaus]; comprometeria a vida dos 100 mil empregados diretos e dos 400 mil trabalhadores indiretos desse gigantesco complexo industrial - afirmou.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse, em aparte, que também defende as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) nas capitais da Amazônia Ocidental. Para o senador, as ZPEs são modelos semelhantes ao da Zona Franca de Manaus. O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o Porto do Rio Grande já está com toda a infra-estrutura pronta para receber a sua ZPE.
16/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conversor para TV digital pode ficar mais barato
Arthur Virgílio quer que Manaus tenha exclusividade nos incentivos para produção de TV digital
João Pedro: "Em Manaus, o povo foi para as ruas na despedida de Jefferson Péres"
João Pedro confirma construção de linha de transmissão de energia para Manaus
João Pedro diz que PT tem complicador ideológico para decidir se apóia candidatura do PSB à reeleição em Manaus
João Pedro enviará carta à Fifa defendendo escolha de Manaus para jogos da Copa