João Pedro quer convocar assessor de Alvaro Dias para explicar vazamento de dossiê
Em entrevista coletiva à imprensa, o senador João Pedro (PT-AM) anunciou, nesta sexta-feira (9), ter encaminhado à secretaria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos requerimento de convocação de André Eduardo Fernandes da Silva, assessor do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). André Fernandes foi identificado no laudo do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) como a pessoa que recebeu o suposto dossiê elaborado por funcionários da Casa Civil da Presidência da República sobre gastos com cartões corporativos do governo Fernando Henrique Cardoso.
Sem saber se terá apoio da base governista na CPI Mista, João Pedro justificou a convocação apenas de André Fernandes assinalando que já foram feitos dois requerimentos para convocação do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires. Ele está sendo acusado, no mesmo laudo do ITI, de ser o responsável pelo vazamento do dossiê, por meio de e-mail enviado ao assessor de Alvaro Dias.
O senador amazonense também aponta, em sua justificação, afirmações contraditórias de Alvaro Dias sobre a questão. No último dia 2 de abril, lembrou João Pedro, o senador pelo Paraná afirmou, no Plenário do Senado, que se soubesse quem havia vazado o dossiê, denunciaria. "Ocorre que eu não sei", teria declarado Alvaro Dias na ocasião. Assim, João Pedro não descarta a convocação do parlamentar oposicionista para prestar esclarecimentos à CPI Mista.
- É necessário que a CPI Mista ouça todos os envolvidos nesse episódio recente. Não quero me antecipar. Não posso dizer que o senador Alvaro Dias mentiu. Quero ouvi-lo antes, mas existem discursos dele apontando contradições que precisam ser explicadas. Toda ação que for esclarecedora é bem-vinda - considerou.
Perguntado sobre a ilação do relator da CPI Mista, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), de que o senador Alvaro Dias poderia ter manipulado os dados do dossiê antes de entregá-lo à imprensa, João Pedro respondeu ser "correto afirmar" isso. Mas, quando perguntado sobre um possível acordo feito pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para que o laudo do ITI só fosse divulgado após o seu depoimento à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), João Pedro disse que é "subjetivo achar que a ministra já sabia" do resultado do laudo.
09/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI dos Cartões Corporativos discute convocação de Alvaro Dias para explicar vazamento de dossiê à imprensa
Para Alvaro Dias, vazamento do dossiê desviou foco da CPI Mista dos Cartões
João Pedro quer convocar envolvidos na venda de terras públicas na Amazônia a estrangeiros
LAURO QUER CONVOCAR MINISTRO PARA EXPLICAR VENDA DA TELEBRÁS
Alvaro Dias quer que ministro Mantega explique vazamento de informações da Receita Federal
Heloísa Helena: oposição quer convocar Malan para explicar acordo com FMI