Heloísa Helena: oposição quer convocar Malan para explicar acordo com FMI
Segundo Heloísa Helena, contrariando a interpretação da equipe econômica, os acordos que o Brasil firma com o FMI devem ser aprovados pelo Senado.
- Espero que desta vez o Congresso não se comporte como um anexo arquitetônico do Palácio do Planalto, e exija explicações da equipe econômica, porque há muita mentira em torno desse acordo com o FMI - disse a senadora.
- Foi noticiado que o Brasil receberá 15 bilhões de dólares, mas isso é mentira. Agora, só devem vir 2 bilhões de dólares e o resto, até o final do ano que vem. Na verdade, não haverá dinheiro novo do FMI para o Brasil, e o Fundo ainda exigirá dos brasileiros novos cortes no orçamento da União, tirando dinheiro da educação, da saúde e da área social - observou Heloísa Helena.
A senadora acha que "se tenta passar aos brasileiros" a imagem de que o FMI "é uma instituição filantrópica, que está ajudando o Brasil", quando se trata de uma entidade financeira que "age apenas para preservar o interesse dos credores internacionais". Assim, o FMI estaria agindo para evitar que os investidores estrangeiros, "aqueles parasitas do mundo chamados de capital volátil", tenham prejuízos.
Em aparte, o senador Lauro Campos (PDT-DF) lamentou que nas negociações com o FMI exista um ponto intocável - o superávit primário das contas públicas. Em função dessa cláusula, "mais de 30 bilhões de reais" são destinados ao pagamento de juros "aos especuladores financeiros".
06/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena quer ampliar poder do Congresso de convocar autoridades
LAURO QUER CONVOCAR MINISTRO PARA EXPLICAR VENDA DA TELEBRÁS
Pedro Malan deverá responder a requerimentos de Eduardo Suplicy e Heloísa Helena
PSDB quer convocar ministro do Esporte para explicar denúncia de desvio de dinheiro
DUTRA QUER CONVOCAR MINISTRO DO TRABALHO PARA EXPLICAR MEDIDAS CONTRA DESEMPREGO
Malan e Martus terão de explicar acordo com FMI e dívida pública