João Pedro repudia a forma como brasileiros foram tratados na Espanha



A deportação de brasileiros que tentaram entrar recentemente na Espanha foi condenada nesta segunda-feira (10) pelo senador João Pedro (PT-AM). O senador afirmou que os funcionários da imigração espanhola, valendo-se de regras pouco claras, trataram os viajantes de forma desrespeitosa e com base em uma série de preconceitos.

- O Itamaraty deve dar um basta à postura discriminatória e autoritária do governo espanhol - disse o senador, para quem a deportação configura uma afronta a todo o povo e à Nação brasileira.

Aproveitando o resultado das eleições na Espanha, da qual saíram vencedores o primeiro-ministro José Luiz Rodrigues Zapatero e o partido socialista, o parlamentar do PT defendeu a adoção de atitudes mais condizentes com a democracia e o avanço nas relações sociais. E sugeriu que sejam criadas e divulgadas regras objetivas para guiar a entrada de estrangeiros na Espanha.

- Critérios como a cor ou o fato de uma mulher viajar sozinha são muito subjetivos - observou o senador, lembrando que entre os barrados estavam pesquisadores, estudantes e cidadãos cujo único objetivo era o turismo.

Na opinião de João Pedro, além de conduzir uma ação diplomática mais firme, o Itamaraty deve apoiar a iniciativa das indenizações, de modo que sejam ressarcidas as despesas que os viajantes fizeram inutilmente e reparados os danos morais, como o desgaste psicológico. Houve quem ficasse "detido" por mais de 30 horas no Aeroporto de Barajas, em Madri, sem água, sem condições de descanso e sem uma autoridade com quem discutir o caso.

O parlamentar estendeu suas críticas à União Européia, que, além de medidas reprováveis do ponto de vista da imigração, tem adotado restrições comerciais que prejudicam países como o Brasil. O senador citou como exemplo o embargo à compra de carne do Brasil.

- O Velho Mundo, que tantos avanços nos direitos sociais legou ao mundo, tem revelado muito preconceito, principalmente contra africanos, asiáticos e latino-americanos - lamentou João Pedro.



10/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro quer fixar royalties do pré-sal em 25% e repartir recursos de forma igualitária entre brasileiros

João Pedro repudia golpe militar em Honduras

João Pedro critica Espanha e Japão por mandarem de volta desempregados estrangeiros

João Pedro repudia "assassinato covarde" de cinco integrantes do MST em Pernambuco

João Pedro repudia atitude da Inglaterra de buscar petróleo próximo às Malvinas

João Pedro não vê risco à soberania na homologação de reserva indígena de forma contínua