João Pedro repudia atitude da Inglaterra de buscar petróleo próximo às Malvinas



Em discurso no Plenário na noite desta quarta-feira (24), o senador João Pedro (PT-AM) apresentou documento repudiando o "gesto autoritário da Inglaterra" de fazer prospecção de petróleo em território próximo às Ilhas Malvinas, chamadas de Falklands pelos britânicos. O senador apresentou requerimento em solidariedade ao povo argentino.

- A Inglaterra não pode agir como na época do império, a Argentina não pode ser tratada como colônia. Essa Casa precisa refletir sobre isso. Precisamos repudiar o gesto da Inglaterra - afirmou João Pedro.

O senador acredita que a Organização das Nações Unidas (ONU) também deve se manifestar sobre o assunto. Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) acredita que a mesma atitude deve ser tomada em relação à Guiana Francesa, que sofre o mesmo tipo de exploração por parte da França. A argumentação recebeu apoio de João Pedro.

Como as Malvinas são oficialmente consideradas território não-autônomo britânico, apesar de terem ratificado sua própria Constituição no ano passado, a exploração de petróleo na região teve de receber o aval do Reino Unido antes de ser iniciada. Foi o bastante para agitar as relações diplomáticas entre Reino Unido e Argentina.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento tentará acordo entre Inglaterra e Argentina a respeito de petróleo das Malvinas

Parlasul repudia exploração britânica de petróleo das Malvinas

Pedro Simon defende atitude de João Goulart com relação ao golpe de 1964

João Pedro vê atitude legal do Brasil ao conceder refúgio político a Battisti

João Pedro aconselha oposição a buscar projeto, e não denúncias, contra Lula

João Pedro repudia golpe militar em Honduras