João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (23), o líder do PR, senador João Ribeiro (TO), pediu que as populações das cidades de Guaraí e Colinas, localizadas no estado de Tocantins, reivindiquem ao Ministério da Educação a incorporação de seus campi universitários à Universidade Federal do Tocantins. Ele explicou que, quando essa universidade foi criada, encampou os diversos campi existentes no estado, mas uma série de dificuldades impediu a inclusão dos de Guaraí e Colinas, que haviam sido municipalizados.

João Ribeiro salientou que tal transformação é uma promessa ainda do então ministro da Educação, Tarso Genro, que comandou a pasta de janeiro de 2004 a julho de 2005. Na próxima semana, informou o líder, as bancadas do estado de Tocantins na Câmara dos Deputados e no Senado Federal devem encontrar-se com o ministro da Educação, Fernando Haddad, com a finalidade de discutir o assunto.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) observou que o tema educação sempre está presente quando se discutem os problemas brasileiros. Na opinião do senador, não se pode promover o crescimento nacional, o bem-estar do povo brasileiro sem olhar de frente a questão educacional.

Hidrelétrica

João Ribeiro ainda ressaltou, em seu pronunciamento, a importância da construção da hidrelétrica do Estreito, no rio Tocantins, na fronteira dos estados do Tocantins e Maranhão. Ele informou que existem segmentos contrários à construção de tal hidrelétrica, o que está provocando discórdia na população do estado. Com a finalidade de dirimir o confronto, disse o senador, a Assembléia Legislativa do estado do Tocantins realizou, nesta quinta-feira (22), debate sobre o assunto em reunião conturbada.

O senador salientou ainda que ações de ambientalistas também estão impedindo a construção da hidrelétrica. Ele destacou que a obra vai beneficiar todo o Brasil e não apenas o Tocantins e o Maranhão. João Ribeiro alertou que é preciso se ter cuidado para não prejudicar uma obra de tamanha importância para os dois estados e que poderá gerar cerca de seis mil empregos.

23/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Ribeiro quer mais recursos do FNO para Tocantins

Universidade Federal de Sergipe poderá ter novos campi avançados

Patrocínio quer acelerar implantação da Universidade Federal do Tocantins

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

João Ribeiro quer dinamizar as hidrelétricas do Rio Tocantins para gerar renda e riqueza

João Ribeiro pede mais apoio a duas entidades que beneficiam mais de 200 famílias em Colinas (TO)