Patrocínio quer acelerar implantação da Universidade Federal do Tocantins



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) fez um apelo aos senadores para uma tramitação rápida da mensagem presidencial propondo a realização de concurso público destinado a compor o quadro de professores e funcionários da futura Universidade Federal do Tocantins, que já está com seu primeiro vestibular marcado para o próximo mês de julho. O Ministério da Educação deverá nomear, em breve, o primeiro reitor pro tempore, afirmou o senador.

A nova universidade encampará a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e diversos campi situados em cidades como Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Tocantinópolis e Arraias. Segundo estatísticas de 1998, citadas por Patrocínio, o Estado do Tocantins já possui 7.000 alunos matriculados no ensino superior.

O senador enfatizou que, para atingir o desenvolvimento sustentável e explorar de maneira eficiente as riquezas existentes em seu território, impedindo que as desigualdades sociais se agravem, o Estado do Tocantins precisa impulsionar a educação em todos os níveis. Uma Universidade Federal, como já existe em todas as unidades da Federação, representa, na avaliação de Patrocínio, peça-chave para atingir esses objetivos. "Além de formar quadros, o ambiente universitário é difusor de cultura, estando sempre a olhar o futuro", concluiu.

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO REIVINDICA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA O TOCANTINS

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins

Eduardo aplaude implantação da Universidade Interativa no Tocantins

Patrocínio pede recursos para Universidade de Tocantins

PATROCÍNIO COBRA UNIVERSIDADE PARA O ESTADO DE TOCANTINS