Universidade Federal de Sergipe poderá ter novos campi avançados
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) poderá abrir quatro campi avançados nos municípios de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá com o objetivo de oferecer dez novos cursos de nível superior, além de desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária. A proposta, contida em projeto de lei (PLS 79/06) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), prevê o funcionamento da instituição nos turnos matutino, vespertino e noturno, visando, segundo o parlamentar, "a uma mais eficiente utilização da infra-estrutura física e à justa oportunidade de viabilizar a matrícula universitária ao cidadão brasileiro".
Segundo justificativa ao projeto, o plano de expansão da UFS prevê a criação de 60 novos cursos entre 2005 e 2008, sendo 35 de graduação, 18 de mestrado e sete de doutorado. Para isso, será necessário ainda o preenchimento das 122 vagas docentes atualmente existentes na instituição e a criação de outras 775 até o final de 2008. O autor do projeto espera que, ao término do processo, a UFS alcance um total de 1.358 professores contratados, número necessário para atender à expectativa de 24.452 matrículas projetadas.
- Considerando que já existe o campus de Itabaiana com dez cursos de graduação ofertados, resta, pois, a expansão para os municípios de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, conforme previsto no plano de expansão universitária da UFS, dando início, definitivamente, à interiorização da universidade, comprovando o compromisso social dessa instituição - afirma Valadares.
Para o senador, a interiorização da UFS é necessária também porque o sistema estadual público de ensino médio passou recentemente a atender todos os 75 municípios de Sergipe, aumentando, conseqüentemente, a demanda por vagas no ensino superior público do estado.
A matéria está sendo analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, posteriormente, será encaminhada à Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa.29/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Universidade de Roraima terá três campi avançados no estado
João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins
Eduardo Amorim homenageia Universidade Federal de Sergipe
Bahia poderá ter nova universidade federal
EXECUTIVO PODERÁ CRIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS
Atuação da Universidade Federal do Vale do São Francisco poderá ser ampliada