JOÃO ROCHA COBRA POLÍTICA DE TURISMO



Na busca de um melhor desempenho do Brasil no setor de turismo, não há espaço para amadorismo e nem para omissão, alertou hoje (dia 24) o senador João Rocha (PFL-TO). Ele defendeu a implementação de uma política de turismo para o Brasil, "resgatando-a do limbo dos meros documentos técnicos, produzidos em profusão pelos governos".

- Necessitamos de uma clara definição de responsabilidades e competências, de uma normatização atualizada e realista, e do estabelecimento de parcerias capazes de impulsionar o turismo como projeto de verdadeira redenção nacional - acrescentou o senador.

João Rocha lembrou que, apesar de seu potencial turístico, o Brasil vem apresentando um desempenho medíocre e constantes déficits na conta turismo do balanço de pagamentos, em decorrência do fato de que há mais brasileiros dispostos a gastar no exterior do que estrangeiros dispostos a gastar no Brasil.

Para o senador, pouco se tem feito, no país, em termos de política de turismo. Ele informou que, de acordo com especialistas, o Brasil poderia faturar R$ 90 bilhões de dólares ao ano com o turismo, exatamente o dobro do que recebe atualmente.

João Rocha relacionou como responsáveis pelo fraco desempenho do Brasil no setor de turismo a precária infra-estrutura, o elevado custo de vida nas metrópoles, os preços muito caros das passagens aéreas e das diárias de hotéis, além dos fatores citados em pesquisa realizada pela Embratur: a falta de informações sobre locais turísticos, o lixo, o trânsito e o mau atendimento nos hotéis.

- Se queremos que o turismo se torne um instrumento de desenvolvimento econômico e social do Brasil, não podemos contar, exclusivamente, com a abundância de nossas riquezas naturais e culturais. É preciso transformá-las em produtos diversificados, bem embalados e oferecidos a preços compatíveis com os do mercado internacional - defendeu.

24/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA COBRA EQUILÍBRIO NA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS

João Vicente Claudino cobra política de fomento à inovação tecnológica

JOÃO ROCHA RECEBE PRESIDENTE DO TCU

JOÃO ROCHA ELOGIA EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC

JOÃO ROCHA ELOGIA PUBLICAÇÃO DO IPEA

JOÃO ROCHA COMEMORA 60 ANOS DE "O POPULAR"