JOÃO ROCHA ELOGIA AÇÃO DO GOVERNO CONTRA MÁFIA DOS REMÉDIOS



Ao registrar a "enérgica" reação do governo Fernando Henrique Cardoso diante do escândalo dos remédios falsificados, o senador João Rocha (PFL-TO) afirmou que a atitude dos ministros José Serra (Saúde) e Renan Calheiros (Justiça) mereceu o apoio e o reconhecimento de todos os brasileiros. Para o senador, é pioneiro na América Latina o esforço brasileiro para enfrentar a máfia dos medicamentos.

Conforme o senador, desde as primeiras notícias sobre a falsificação de remédios, os dois ministros têm-se empenhado na promoção de medidas para coibir essa ação criminosa. Ele disse que a descoberta do elevado número de remédios falsos surpreendeu até os especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), visto que não há em todo o mundo experiência sequer parecida com a enfrentada pelo Brasil.

João Rocha explicou que as apreensões de medicamentos falsos em outros países limitam-se a algumas caixas com, no máximo, 100 a 500 unidades de remédio. "No Brasil, são desconhecidas estimativas internacionais capazes de superar a marca, já extraordinária, de 2/3 de remédios falsos no total dos medicamentos postos à venda, como ocorre em nosso país", acrescentou.

Com base em dados do Laboratório Noel Nutels, o senador informou que existe no Brasil uma quantidade superior a meia centena de medicamentos falsos comercializados pelas farmácias. E observou que, apenas nos estados do Nordeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, foram encontradas 43 marcas diferentes de medicamentos fabricados em fundo de quintal.

Ele disse que esses números sugerem um crescimento de 300% no volume de drogas fraudadas vendidas no Brasil. Em sua opinião, a falsificação deve merecer "a mais dura punição e fiscalização ampla e continuada do poder público, compreendendo as etapas de produção, distribuição e venda, para que a população possa ter segurança".

O senadorelogiou também a lei votada pelo Congresso Nacional tornando mais rigorosa a punição contra os falsificadores de medicamentos. E mencionou a criação pelo governo de um grupo de fiscais da área de saúde para coibir irregularidades no setor, referindo-se também a ações como a instalação, junto à Polícia Federal, da Delegacia Especial de Prevenção e Repressão à Adulteração e Falsificação de Medicamentos.

João Rocha apontou essas razões para afirmar que os brasileiros julgam que as autoridades federais brasileiras "reagiram prontamente e com acertado rigor contra as criminosas tentativas da máfia dos remédios".

06/08/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA ELOGIA EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC

JOÃO ROCHA ELOGIA PUBLICAÇÃO DO IPEA

Jayme Campos elogia tema da Campanha da Fraternidade e pede ação do governo contra 'crimes do MST'

JOÃO ROCHA ELOGIA ATUAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

JOÃO ROCHA ELOGIA NOVO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS REGIONAIS

PATROCÍNIO PEDE AÇÃO CONTRA ABUSO NO PREÇO DOS REMÉDIOS