PATROCÍNIO PEDE AÇÃO CONTRA ABUSO NO PREÇO DOS REMÉDIOS



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) criticou os aumentos "abusivos" de preços dos medicamentos, fazendo um apelo ao governo para que exija o cumprimento do decreto 793/93, que relaciona os remédios segundo seus princípios ativos e não por suas marcas de fantasia. "Caso fosse cumprido o decreto, garante o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, os preços dos remédios cairiam no mínimo 30%", destacou.

Conforme o senador, para apoiar a mudança de hábito da população brasiliense, na decisão sobre que remédio comprar, o conselho lançou o Dicionário de Medicamentos Genéricos (DMG), apresentando o nome da substância principal dos medicamentos, os nomes de fantasia ou marcas que lhe são relacionados, bem como os respectivos preços. "Dessa forma, o consumidor pode optar pelo produto mais barato, além de comprar apenas a quantidade que lhe foi receitada", explicou.

Além da reivindicação com vistas à fiscalização do cumprimento do decreto, Carlos Patrocínio saudou a intenção da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde de baixar portaria que deverá reduzir em até 30% os preços atuais de diversos medicamentos. O objetivo é fazer com que as compras governamentais, que representam 70% do mercado, fiquem voltadas exclusivamente para os produtos genéricos, onde apenas o nome do princípio ativo aparece na embalagem.

Patrocínio saudou como "sinal evidente de que o governo federal pretende acabar com a guerra das marcas dos produtos farmacêuticos" o encontro, no Casa Civil da Presidência da República, de representantes dos Ministérios da Saúde e da Indústria, do Comércio e do Turismo, com o deputado Ronaldo César Coelho, vice-líder do governo. Na reunião, segundo o senador,ficou acertado que o deputado atuará como negociador do projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Jorge que torna obrigatório o uso do nome genérico nas embalagens dos medicamentos.



17/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio irá propor seminário sobre preço de remédios

Patrocínio defende o direito do Brasil de fabricar remédios contra a Aids

Humberto Costa propõe ação integrada contra pirataria de remédios

JOÃO ROCHA ELOGIA AÇÃO DO GOVERNO CONTRA MÁFIA DOS REMÉDIOS

Lídice da Mata pede empenho contra abuso de crianças

JUCÁ PEDE AO TSE FISCALIZAÇÃO RÍGIDA CONTRA ABUSO DA MÁQUINA