JOÃO ROCHA QUER BANCOS DANDO MAIS INCENTIVOS À PRODUÇÃO
O senador João Rocha (PFL-TO) defendeu hoje (dia 21) o cumprimento pelos bancos privados da função social que lhes cabe no incentivo à produção. "Se a propriedade deve ter uma função social, como reza a Constituição, o que dizer do capital financeiro que representa os meios de produção?", questionou.
- Com o fim da inflação, temos condições de construir um crescimento econômico em bases sólidas. Os bancos brasileiros podem ter um importante papel no sentido de viabilizar esse crescimento, desde que ultrapassem uma ótica excessivamente imediatista. O governo, por sua vez, deve criar e garantir a continuidade de um ambiente econômico em que a especulação não seja premiada - assinalou.
Na opinião de João Rocha, as instituições financeiras, no curso da história brasileira, jamais cumpriram plenamente a função de viabilizar o potencial produtivo da economia nacional. "Houve, nas últimas três décadas, um desenvolvimento excepcional do sistema financeiro sem que lhe correspondesse um significativo incremento na oferta de crédito aos setores produtivos", considerou.
- É certo que os bancos privados não são os únicos responsáveis pelo desvirtuamento de suas legítimas funções. Se eles fizeram e continuam fazendo o papel de vilão, também é verdade que eles não escreveram a política econômica e financeira do país. Entretanto, se essas instituições nada procuram fazer de substancial para que seus lucros astronômicos revertam em benefício da sociedade, tampouco nada lhes foi cobrado nesse sentido - disse.
Conforme João Rocha, a iniciativa privada no Brasil conta com um crédito bancário correspondente a um terço do PIB, enquanto no Chile esse valor chega a 50% e no Japão a 186%. "Desviando o capital de sua função de financiar a produção, condenamos a economia à estagnação", advertiu.
21/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOÃO ROCHA QUER MAIS SEGURANÇA NOS VÔOS
JOÃO ROCHA QUER QUE SENADO FISCALIZE MAIS O GOVERNO
JOÃO ROCHA QUER QUE SENADO FISCALIZE MAIS O GOVERNO
JOÃO ROCHA CRITICA INCENTIVOS À MONTADORAS
JOÃO ROCHA: É HORA DE INCENTIVAR PRODUÇÃO DE MADEIRAS TROPICAIS
JOÃO ROCHA QUER OBRIGAR BC A PRESTAR CONTAS AO TCU